domingo, 11 de dezembro de 2011

EMAIL RECEBIDO DE Alexandre Yudenitsch



Recebi do amigo e leitor do PORTAL o seguinte email:

Agradeço o carinho e a atenção, bem como seus contínuos esforços em prol dos quadrinhos e de seus leitores e admiradores (e espero que, um dia, consiga 'desatar o nó' que interrompeu a produção do PortalZine).

Para você e todos os seus, votos de um Feliz Natal (que já está próximo)
 e um 2012 de paz e satisfação (e prosperidade, porque não?)
!”

a) Alexandre Yudenitsch




Amigo Yudenitsch


Agradeço os votos beneficentes e lhe desejo o mesmo, extensivos aos entes queridos. A morte de Barwinkel interrompeu, de alguma forma, a grande interação entre os aficionados pelos quadrinhos da Primeira Idade de Ouro. Também contribuiu a interrupção da publicação do PORTAL Zine de papel. Gostaria de resgatar o retorno desse grupo num breve futuro. 


Aproveitando, oportunamente, o amigo vai receber, pelo menos, dois artigos do finado PORTAL Zine de papel que consegui imprimir antes da debacle das impressoras HP. Aguarde. Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho

PRESENTÃO DE NATAL!!!


FOGO CONTRA ÁGUA
O confronto entre o TOCHA e o SUBMARINO


Era o mês de novembro de 1940. A Editora Globo lançava, nas bancas de jornais, o GIBI MENSAL, no. 238A, com uma grande surpresa: A TOCHA HUMANA (no Brasil,  o nome era grafado assim) duelando contra NAMOR, O PRÍNCIPE SUBMARINO.

NAMOR foi o primeiro anti-herói das histórias em quadrinhos. Quer um exemplo? No GIBI MENSAL, de junho de 1941, ele desferiu sonora bofetada no rosto de LANA HARRIS, após haver socado seu namorado THEO ROBINSON. LANA (cidadã norte- americana) era noiva de THEO, mas foi raptada por NAMOR que se decidiu casar com ela para torná-la a princesa de Aquária e herdeira de toda a Antártida. Para isso, submeteu-a a uma operação que lhe permitiu respirar debaixo d' água. Só que esqueceu THEO, o noivo revol­tado. Ele segue o sua noiva, a retoma de NAMOR e volta para NOVA IORQUE. SUBMARINO os persegue e aplica uma sova no rival. LANA aproveita e dá-lhe um tiro nas costas (Namor tinha a pele invulnerável). Por isso, recebe um tapa, politicamente incorreto, similar ao que Rhett Buttler (CLARK 6ABLE) aplicou no rosto de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) no filme Gone with the Wind (E O VENTO LEVOU).

Mas o que interessa aqui é a pugna entre NAMOR, o mau-caráter (os políticos norte-americanos costumam chamar de mau-caráter todos os que contrariam os seus interesses), e A TOCHA HUMA­NA, o super-herói correto. Na década de 80, a MARVEL resolve publicar uma nova versão do mesmo script, porém mais enxuta, com excelen­tes diálogos e desenhos magistrais. O PORTAL teve a imensa satisfação de publicar a HQ, até aquele momento, inédita no Brasil, como presente de NATAL.

Mas, hoje, 2011, a coisa vai ser diferente. Estamos disponibilizando para você, leitor amigo, o download da HQ da TOCHA HUMANA versus SUBMARINO publicada originalmente no verão de 1942 pela editora TIMELY COMICS (precursora da atual MARVEL COMICS). No Brasil, foi publicada pela EDITORA RGE, em preto-e-branco, na EDIÇÃO DE NATAL do GIBI, de dezembro de 1945. Aqui, você a verá á cores, com a nossa tradução. Por isso, recomendo que procure um lugar tranqüilo, relaxe e se deleite com a versão original deste fabuloso duelo que marcou afetivamente os gibizeiros de outrora. (Queiroz)

Fazer o download AQUI

CAPAS DAS EDIÇÕES DE NATAL DO PORTAL


As edições DE NATAL DO portal
José Pinto de Queiroz Filho
BUSCANDO INOVAR, AO INVÉS DE REPETIR AS MESMAS CAPAS DOS ALMANAQUES DOS GIBIS DE NATAL (FICARÁ PARA OUTRA Ocasião) decidi publicar as capas das edições de natal do portal.
É sempre gratificante poder resgatar momentos felizes, principalmente os vividos na infância e na adolescência. E o leitor de gibis da Era de Ouro está sempre empenhado em relembrar recordações felizes de outrora. E para isso pode contar com os fanzines que funcionam como verdadeiras máquinas do tempo cuja leitura lhe permite revisitar o passado desse mundo remoto que parecia perdido.
Mas, ironia das ironias: o fanzine criado para resgatar o passado dos gibis de antanho transformou-se numa nova fonte de consultas para resgatar o passado dos conteúdos publicados nas páginas... do próprio fanzine. Pode?  Com fundamento neste fato incontestável, escaneei algumas capas das edições de Natal do PORTAL para seu deleite. Você, amigo leitor, pode fazer o download do arquivo e abri-lo somente no dia de Natal, ou para vê-lo agora mesmo. É mais um presente natalino para você.   

Faça o download aqui 

MENSAGEM DE NATAL


Natal significa nascimento e a efemeridade comemora o nascimento de Jesus

Não dá mais prá segurar! Explode coração![1] Sei que a vida não é perfeita, e nunca será. E que “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os vossos caminhos não são os meus caminhos[2], mas convido a você, leitor amigo, a tentar entrar no clima do chamado “espírito de Natal” e pensar que no dia 24.12.2011 tudo será maravilhoso, e que vamos todos ser felizes. Todos solidários, os mais felizes, ajudando aos menos felizes a também se tornarem felizes, qualquer que seja o significado de felicidade -, por pelo menos 24 horas. É um sonho quase impossível, mas como sonhar é preciso e custa pouco, permita-se sonhar. Impregnado de espírito natalino, sinto-me feliz em desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a você, leitor amigo; e extensivos aos entes queridos. José Pinto de Queiroz Filho



[1] De Gonzaguinha.
[2] Frase atribuída a Jesus Cristo, mas dita pela boca de Isaias